Programa e conteúdo Ciências

Ciências

Ensino Fundamental
Fase VI a IX

CIÊNCIAS E BIOLOGIA
 
Apresentamos, a seguir, o Currículo Suficiente de Ciências Naturais para a Educação de Jovens e Adultos a distância, um currículo construído a várias mãos, adequado à esta modalidade de ensino, que possui uma identidade própria, uma clientela específica e demanda um olhar diferenciado e práticas apropriadas.
O conceito de suficiente, neste caso, é diferente de pouco e consiste no conjunto seleto de conhecimentos considerados essenciais para área de Ciências e Biologia. São conteúdos que os alunos não podem deixar de aprender, nesse segmento do ensino formal, por sua relevância para a compreensão das questões científicas, tecnológicas e humanas que permeiam nossa vida familiar, social e profissional.
Lembramos que estabelecer um currículo básico para todas as escolas da rede pública e privada não significa homogeneização cultural; ao contrário, por ser mínimo, o currículo possibilita ao professor fazer escolhas mais adequadas à diversidade cultural dos alunos e à realidade de cada escola, já que terá espaço em seu plano de ensino para inserir os temas que considerar necessários para aprofundá-los ou ampliá-los.
Considerando as particularidades da EJA à distância, a eleição de habilidades essenciais ao estudo de Ciências e Biologia a serem conquistadas pelos alunos priorizou os tempos e os ritmos de aprendizagem do adulto, seguindo o princípio da Andrologia. É preciso considerar que o adulto-trabalhador não volta à escola para aprender o que deveria ter aprendido quando criança. Nessa direção, a educação de adultos não pode ser pensada como recuperação de algo não aprendido no momento adequado, tampouco deve seguir os critérios e referenciais da educação regular de crianças e adolescentes.
Tradicionalmente, o currículo de Ciência da Natureza no Ensino Fundamental, independentemente da modalidade, integra conteúdos de química, física e biologia em uma mesma disciplina escolar, em que a linguagem e o nível de aprofundamento seguem as fases do desenvolvimento humano, de acordo com a teoria psicogenética proposta por Piaget. Já no Ensino Médio, há a separação das ciências em três disciplinas básicas – Biologia, Física e Química – nas quais as especificidades temáticas e metodológicas se afirmam e a organização curricular passa a ser mais detalhada e aprofundada.
Partindo do princípio de que o aluno adulto se encontra em um grau de maturidade que o possibilita entender e se aprofundar nos conceitos que desejar, optamos por não manter a ordenação de conceitos de ciências e biologia na mesma seqüência que é apresentada aos alunos no Ensino Fundamental e,posteriormente, aprofundados no Ensino Médio.
Esta nova proposta organizacional, com base nas Diretrizes Nacionais para EJA e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, não reinventa os campos conceituais da Biologia, mas representa um agrupamento seqüencial contextualizado, sem as devidas repetições, de modo a destacar os aspectos essenciais da vida na Terra, articulando as habilidades à realidade, ao mundo do trabalho e às novas tecnologias.Com a firme intenção de assegurar a implantação bem-sucedida da concepção educacional do Currículo Mínimo, o processo de construção se amplia considerando futuras reformulações, com base na apropriação plena pelos professores, por se constituírem colaboradores de fato e permanentes, co-autores da proposta.

CIÊNCIAS

 

Fase VI – Ensino Fundamental

 

1º Bimestre – Tema: A VIDA

                       Foco: OS SERES VIVOS E AMBIENTE PRODUTIVO

Habilidades e Competências: Reconhecer a existência de diferentes atividades econômicas, nos setores produtivos e de serviços, que lidam com seres vivos, caracterizando os ofícios e profissões a elas relacionados; Identificar, na região onde está inserido, oportunidades de trabalho e lazer diretamente relacionadas a animais e vegetais, fungos, algas,protozoários e/ou bactérias e distingui-las quanto às características naturais da região;Propor possíveis ações para a melhoria da qualidade de vida da população local, através do incremento das atividades econômicas que têm na base seres vivos.

 

2º Bimestre – Foco: OS SERES VIVOS E AMBIENTE NATURAL

Habilidades e Competências: Caracterizar diferentes grupos de seres vivos de acordo com os ambientes que ocupam; Estabelecer a relação existente entre a incidência de doenças endêmicas no estado do Rio de Janeiro – como dengue, leishmaniose e leptospirose – e o cuidado individual, coletivo e governamental com o ambiente.

 

 

Fase VII – Ensino Fundamental

 

1º Bimestre – Tema: MANUTENÇÃO DA VIDA

                       Foco: OBTENÇÃO DE ENERGIA PARA VIVER (Fotossíntese e Nutrição)

Habilidades e Competências: Identificar a importância de uma alimentação saudável e dos nutrientes como fonte de energia para os seres vivos;Distinguir as diferentes formas de obtenção de nutrientes pelos seres vivos, relacionando-as aos ambientes em que vivem;Reconhecer o processo digestório como pré-requisito necessário à absorção de nutrientes;Relacionar alimentação, trabalho e ambiente, sob as perspectivas pessoal e interpessoal promotoras da saúde e da qualidade de vida.

 

2º Bimestre – Foco: TRANSFORMAÇÃO DA ENERGIA PARA VIVER(Respiração Celular          e Fermentação)

Habilidades e Competências: Identificar a respiração como processo de transformação e liberação de energia;Diferenciar a respiração sistêmica da respiração celular;Distinguir respiração celular e fermentação, caracterizando-as como processos de combustão;Reconhecer no ambiente doméstico e profissional fatores de risco potenciais ao desenvolvimento de problemas respiratórios e digestórios e propor medidas individuais e coletivas para a prevenção dos mesmos.

Fase VIII – Ensino Fundamental

 

1º Bimestre – Tema: ESTABILIDADE DA VIDA

                       Foco: INTEGRAÇÃO NO ORGANISMO

Habilidades e Competências: Identificar as relações entre as etapas funcionais da nutrição: alimentação, digestão, respiração, circulação e excreção; reconhecer que, para desenvolver qualquer atividade, o organismo requer uma ação conjunta das suas funções hormonal, respiratória e circulatória, coordenadas pelo sistema nervoso.

 

2º Bimestre – Foco: REGULAÇÃO DO ORGANISMO

Habilidades e Competências: Justificar a homeostasia como característica fundamental dos seres vivos; dos sistemas que asseguram e regulam o funcionamento dos organismos e o papel dos mecanismos de controle e manutenção no equilíbrio dinâmico desses organismos; relacionar a manutenção da homeostasia e do bem-estar às condições encontradas no ambiente de trabalho.

 

 

Fase IX – Ensino Fundamental

 

1º Bimestre – Tema: INTERAÇÃO VIDA E AMBIENTE

                       Foco: PERCEBENDO O MUNDO EXTERNO

Habilidades e Competências: Conceituar o cérebro como um sistema com elevada plasticidade funcional; associar a manutenção do cérebro à prática da atividade física e aos estímulos cognitivos (processamento da informação, através da percepção, atenção, memória, aprendizagem e tomada de decisão e emoção – que dão sentido às coisas) e afetivo-sociais (que dão o valor das coisas);Reconhecer o sistema sensorial como interface de ligação entre o mundo exterior e o mundo interior, transformando estímulos do ambiente em potenciais elétricos transmitidos pelos neurônios..

 

2º Bimestre – Foco: INTERVINDO NO MUNDO EXTERNO

Habilidades e Competências: Distinguir conceitualmente fonte e forma de energia; Identificar parâmetros de eficiência energética das variadas fontes de energia: hídrica, eólica, solar, nuclear, geotérmica, gravitacional, de biomassa e fóssil; avaliar o impacto do uso das diferentes fontes de energia na economia e no ambiente.

 

 

Fase VIII – Ensino Fundamental

 

1º Bimestre – Tema: ESTABILIDADE DA VIDA

                       Foco: INTEGRAÇÃO NO ORGANISMO

Habilidades e Competências: Identificar as relações entre as etapas funcionais da nutrição: alimentação, digestão, respiração, circulação e excreção; reconhecer que, para desenvolver qualquer atividade, o organismo requer uma ação conjunta das suas funções hormonal, respiratória e circulatória, coordenadas pelo sistema nervoso.

 

2º Bimestre – Foco: REGULAÇÃO DO ORGANISMO

Habilidades e Competências: Justificar a homeostasia como característica fundamental dos seres vivos; dos sistemas que asseguram e regulam o funcionamento dos organismos e o papel dos mecanismos de controle e manutenção no equilíbrio dinâmico desses organismos; relacionar a manutenção da homeostasia e do bem-estar às condições encontradas no ambiente de trabalho.

 

 

Fase IX – Ensino Fundamental

 

1º Bimestre – Tema: INTERAÇÃO VIDA E AMBIENTE

                       Foco: PERCEBENDO O MUNDO EXTERNO

Habilidades e Competências: Conceituar o cérebro como um sistema com elevada plasticidade funcional; associar a manutenção do cérebro à prática da atividade física e aos estímulos cognitivos (processamento da informação, através da percepção, atenção, memória, aprendizagem e tomada de decisão e emoção – que dão sentido às coisas) e afetivo-sociais (que dão o valor das coisas);Reconhecer o sistema sensorial como interface de ligação entre o mundo exterior e o mundo interior, transformando estímulos do ambiente em potenciais elétricos transmitidos pelos neurônios..

 

2º Bimestre – Foco: INTERVINDO NO MUNDO EXTERNO

Habilidades e Competências: Distinguir conceitualmente fonte e forma de energia; Identificar parâmetros de eficiência energética das variadas fontes de energia: hídrica, eólica, solar, nuclear, geotérmica, gravitacional, de biomassa e fóssil; avaliar o impacto do uso das diferentes fontes de energia na economia e no ambiente.

 

 

Programa e conteúdo Ciências

Biologia

Ensino Médio
Fase I a III

BIOLOGIA

 

Fase I – Ensino Médio

 

1º Bimestre – Tema: A CONTINUIDADE DA VIDA

Foco: SEXUALIDADE E SEXO

Habilidades e Competências: Distinguir sexo e sexualidade;

Conceituar sexo seguro e reconhecer os níveis de eficiência das técnicas contraceptivas (camisinha, tabelinha,anovulatório etc.) e conceptivas;Saber interpretar dados quantitativos expressos em gráficos e tabelas sobre fertilidade, reprodução assistida,gravidez precoce e propor ações assertivas;

Reconhecer como construções culturais as características socialmente atribuídas ao masculino e feminino.

 

2º Bimestre – Foco: REPRODUÇÃO: A CONTINUIDADE DA ESPÉCIE

Habilidades e Competências: Representar o próprio corpo, a fim de diferenciar morfologicamente os sistemas reprodutores masculinos e femininos humanos;Identificar o papel dos hormônios sexuais durante a embriogênese, infância, puberdade, idade reprodutiva evelhice;Identificar os mecanismos de transmissão da vida, reconhecendo a relação entre reprodução assexuada, sexuada,hereditariedade, identidade e diversidade dos seres vivos.

 

 

Fase II – Ensino Médio

 

1º Bimestre – Tema: MANTENDO A ESPÉCIE VIVA

Foco: GENÉTICA E DIVERSIDADE

Habilidades e Competências: Associar os processos genéticos à grande diversidade de espécies no planeta;Perceber as aplicações da genética na prevenção e tratamento de doenças, testes de paternidade e produção deorganismos transgênicos;Identificar oportunidades de trabalho geradas pelos avanços da genética e biologia molecular;Correlacionar genética, evolução e manutenção da vida na Terra.

 

2º Bimestre – Foco: O SUCESSO BIOLÓGICO

Habilidades e Competências: Reconhecer e existência de diferentes explicações para origem e evolução das espécies;Conceituar e exemplificar os processos de Seleção Natural;Conhecer as bases gerais do Neodarwinismo e correlacioná-las aos conhecimentos da genética e manutenção davida na Terra.

 

 

 

Fase III – Ensino Médio

 

1º Bimestre – Tema: CONCIÊNCIA ECOLOGICA E SUSTENTABILIDADE

Foco: RELAÇÕES DO HOMEN COM A NATUREZA

Habilidades e Competências: Identificar a importância dos diferentes grupos funcionais e suas interações na manutenção dos ecossistemas;Reconhecer a importância dos ciclos biogeoquímicos para a manutenção da vida, identificando alterações decorrentes de ações antrópicas e suas consequências; Analisar de forma crítica as consequências do avanço tecnológico sobre o ambiente, a partir de critérios utilizados como indicadores sociais e de desenvolvimento humano.

 

2º Bimestre – Foco: VIDA SUSTENTÁNVEL

Habilidades e Competências: Analisar as relações interespécies e as interdependências entre os diferentes indivíduos e o meio em que vivem,explicando como essas relações contribuem para a estabilidade do ecossistema;Julgar propostas de intervenção ambiental visando a melhoria da qualidade de vida, através de medidas de conservação, recuperação e utilização sustentável da biodiversidade;Discutir a posição ética como principal fundamento para o desenvolvimento e utilização de biotecnologias.

Rua Coronel Monteiro de Barros, 86
Sala 202 Centro de Austin
Nova Iguaçu - RJ Cep 26086-150


contato@cursovamosemfrente.com.br
21 4502-4185

 21 99027-5284

Notícias

Newsletter

[forms ID=1]

Search